segunda-feira, agosto 06, 2007

O livro da semana - XIII

- Só tu me consegues pôr assim louco; já não respondo por mim! Ao libertar o meu ódio, tinha saboreado este momento com um prazer inebriante; senti o desejo de fazer algo ainda mais extraordinário, algo que representasse o culminar desta minha raiva louca.
[...]
Uma hora mais tarde, a ama veio dizer-me que a senhora estava histérica. Dirigi-me ao seu quarto; soluçava e soltava gargalhadas alternadamente; não era capaz de dizer uma palavra e o seu corpo tremia violentamente. Agora não estava a fingir, estava mesmo doente.
Acalmou ao amanhecer, e ambos fingimos que aquela discussão tinha surgido devido ao chamado "amor".
[...]
O que dizia não era nenhuma mentira. Ela acreditava honestamente no que dizia; de facto, esperava com estas palavras provocar-me algum contentamento e, deste modo, conseguir defender-se dos meus ataques. Mas não conseguiu. Tudo estava contra ela, e em particular aquela música amaldiçoada.

Lev Tolstoi, Ensaio sobre o ciúme [A sonata Kreutzer], 1891, trad. Isabel Risques

Sem comentários: