sexta-feira, junho 06, 2008

venham todos, que isto sozinho custa...

Muita da luta mais importante é feita no quotidiano, e é dia-a-dia que a mentalidade se muda. Mas a morrinha do um-dia-de-cada-vez pode bem servir para mascarar, à la Visconti, que no fim de tudo, tudo fica na mesma. A nossa Sara Cacao, escreveu um duro post, que naturalmente suscita reacções diversas. Na respectiva caixa de comentários, fala-se em democracia, em liberdade de escolha, coisa fácil de tomar por garantida quando somos brancos, portugueses e heteros. Mas se cada um de nós, oriente-se para onde se orientar [oeste, continuo a dizer, a minha orientação sexual é a oeste], se cada um tem direito ao silêncio, também a Sara tem direito a exprimir o que o silêncio e a inacção dos amigos a fazem sentir. Preocupa-me o silêncio dos bons, como se costuma dizer. Eu tenho tido participações intermitentes nas marchas, nos arraiais, nas reivindicações. Sábado vou filmar um spot institucional para convocar a malta. E não sou —pelo menos até agora, prefiro sempre ressalvar assim— lésbica. Perguntam-me, há anos, porque razão me envolvo, então. E a minha resposta é e será sempre a mesma: porque tenho amigos. Porque não consigo lidar calada com a discriminação dos meus amigos, e se saio à rua contra a xenofobia, eu que não sou imigrante, pela legalização da ivg, eu, que nunca abortei nem tenciono abortar, se faço doações para a unicef, para a amnistia, eu, que vivo num pacífico cantinho onde aparentemente nada se passa, terei de sair à rua por algo que me é tão próximo, que acho tão básico de uma civilização democrática e respeitadora do indivíduo.

É um duro post, o da Sara, sem dúvida, porque é uma dura realidade.

2 comentários:

sara cacao disse...

So, so true...

"Na respectiva caixa de comentários, fala-se em democracia, em liberdade de escolha, coisa fácil de tomar por garantida quando somos brancos, portugueses e heteros. "

É mesmo disso que se trata...

Boas filmagens. Ficamos à espera [com e sem babete!]

Manel disse...

:) Havias de ter lá estado para ver. Uma tola carregada de cartazes às 7 da matina a berrar para ninguém. :p Isto só a mim...