segunda-feira, julho 21, 2008

divergências significantes: um homem

Um homem sabe vedar as suas emoções com corda de cais, sabe, apenas com um aparente desligar de si e dos outros, com uma ironia insensível, mascarar de força a maior das fraquezas. Um homem sabe com um sorriso pré-formatado, enganar-se a si próprio e dizer que nada foi assim tão mau, eu sou como sou e fiz o que não pude evitar. Um homem sabe ser boçal e básico porque isso o faz sentir-se mais homem, e assim veste a capa de zorro ao puto que continua mais ou menos no mesmo círculo, embora creia ir já a meio da sua volta ao mundo. Um homem constrói-se de certezas, e recusa-se a enfrentar o logro que essas certezas são, se para se manterem fortes exigem que ele fira e desconsidere e magoe, ainda que com o tal sorriso, sempre com um sorriso. Um homem sabe que essas certezas são fumo, mas um homem que é um homem prefere a máquina de haze, prefere o conforto dos olhos entreabertos. Um homem faz de conta que não chora, ou só chora em privado, e se o faz em público nega-o, sempre sempre sempre com o mesmo sorriso. É isto que é um homem.

Ou talvez seja precisamente tudo isto que não é um homem.

6 comentários:

K. disse...

Ou talvez por isso nao consigamos viver sem uma mulher que nos ensine como ser um melhor homem...

Manel disse...

A dependência é uma besta... A interdependência, às vezes não percebo bem o que é. ;)

Mas, meu querido, para, enquanto homem, comentares como comentaste estas palavras, já é preciso sê-lo. Um homem, quer dizer.

Beijo.

MPR disse...

Talvez seja precisamente isso...

Manel disse...

:)

polegar disse...

devo ser absurdamente feliz. os "meus" homens são pouco ou nada disto. têm os seus absurdos, como todas as pessoas, mas destes que falas não sinto presença.
e eu gosto.

Manel disse...

Tens sorte. E eu também, já que não falo, apesar de tudo, da maioria. Falo mais de falta de pontaria... [suspiro]


Gira, esta caixa de comentários. Os homens percebem. A mulher não. :) Gosto. A sério, gosto mesmo.