segunda-feira, julho 14, 2008

adeus, poesia!




Finalmente, porra, finalmente! Estava ela nas Mónicas [onde, diz-me a Mónica, o espaço da plateia era dentro dela] estava eu no Porto; estava ela no Porto, estava eu nas imediações das Mónicas. E ontem cruzámo-nos, finalmente, eu e esta mãe que está, dolorosa, esperando o rosto do seu filho preso, um filho que é uma cabeça, até o padre o diz, até a irmã Cherubina, até o pai João que não o reconheceu nunca, pois que certezas podemos ter, aí por baixo é um vai-vem e se ela não tem vinhos e petiscos escrito na testa, também ele se recusa a ter tinta fresca e a ser menos macho, tenho lá uma mulher séria, se reconheço o filho estrago o jardim que é a minha casa, esse jardim embelezado por aquela pipa de chulé que lhe aumenta quinze quilos por ano, mas entretanto, Maria, deixa-me dar uma volta nas mamas, deixas?, e se eu lhe disse às dez era às dez, que eu tenho um Omega, isso posso dizer!

É estranha, a adaptação ao palco do São Luiz, só a esquerda, um recanto da esquerda baixa em uso, o resto é chão, espaço vazio, é nada. Mas à esquerda fiquei eu também, a poucos metros do turbilhão de técnica, energia e emoção que é Maria João Luís. O texto é magnífico, mas ela, stabat mater dolorosa, é incomparável. A velocidade estonteante. O peso dos silêncios súbitos. A mulher do povo, forte, resiliente, bêbeda, cheia de amor e de raiva, cheia de marcas, de cicatrizes, de cruzes, nenhuma tão dura como ver a cruz do seu filho, o seu filho, que é uma cabeça, às mãos da autoridade e do doutor Pôncio, que ora lava uma mão ora lava as duas. O desespero de não saber o que fazer ao amor que tem, à informação, à inteligência, porque também esta mulher é uma cabeça, nunca lho disseram o padre, nem a irmã Cherubina, nem a Trabucco, mas é, e a inteligência, sabe ela bem, são trabalhos a dobrar. Também por isso é tão dolorosa. Vê, no meio da névoa, todos os caminhos que traz dentro de si, mas não os encontra, não os consegue encontrar no exterior, um palmo de estrada limpa para pôr o pé, alguém que lhe diga: —segue, estás certa, é por aí. Uma cabeça, esta mulher. Uma cabeça perdida, mas nunca desistindo de se encontrar. "Isto com o mundo, não se faz farinha! Foi o mundo que pendurou o cristo, e se tens consciência pendura-te a ti também."

Despedi-me de um projecto do qual não quero fazer parte nem por todo o chá da China, e não tenho palco previsto até ao fim do ano. Até sentir esta mulher no meu centro, no meu riso, no meu espanto, nas minhas lágrimas, achava que estava tranquila com isso. Mas, bendita sejas, Maria João Luís, uma actriz é uma actriz. E uma actriz deste tamanho é uma dádiva.

6 comentários:

polegar disse...

raios partam que voltei a deixar escapar...
da outra vez era esgotados todos os dias e não sei o quê, desta foi ter lido há meses que ia estar em cena no verão e depois... o vazio mental total.
já me conheço. vou-me auto-flagelar durante semanas e chagar com isso o juízo do namorido.
raios me partam, raios me partam!

e raios te partam a ti se voltas a ir ao teatro sem me avisar!!!! :P

MPR disse...

Esta está enguiçada... não há maneira de a apanhar...

Anónimo disse...

pois também lá estive vendo uma das melhores interpretações que tenho visto nos ultimos anos em portugal ( não sou nada imparcial visto a maria joão ser, juntamente com a luisa cruz, uma das minhas actrizes preferidas ).
É nestes momentos que tenho orgulho da profissão que faço, da luta que decidi travar; sobretudo tenho a certeza que há luz no fim do tunel é só preciso continuar a caminhar.
~Grandiosa mulher... e maravilhosa foto joana.
beijos e saudades
Adriana

Manel disse...

Oooohhh, quem me dera que a foto fosse minha. Mas não, e infelizmente não sei de quem é, saquei-a de outro blogue.

Mas é engraçado teres falado na Luísa. Sim, para mim são as duas grandes actrizes portuguesas. E a nossa Carla Galvão para lá caminha, só que ainda é pequenina. Vais ver se ela quando chegar aos quarenta não nos dá bailinhos destes... já neste momento é o que é. ;)

Beijos e saudades de volta.

polegar disse...

acho que a foto é dos artistas unidos, mesmo ;)

Manel disse...

Sim, mas acho que não clicaram todos. ;):p