domingo, outubro 26, 2008

que força é esta?




Qual é o nosso material? Como se torna real? Quanto vale uma lágrima? E uma história de vida? O que é uma mulher? O que é uma actriz?


Pontos a reter:

procurar cristal japonês em todas as lojecas que me aparecerem no caminho; se a Marília Pêra pode, eu também posso [tinha cá para mim que não era a facilidade em chorar que fazia uma actriz, cá está a prova numa das maiores actrizes do mundo, a quem as lágrimas só vêm quando têm de vir, e não por decreto].

nunca mais entrar em autocomplacência e ameaçar fugir para o Faial; ver em apuros uma actriz que já me fez passar por tantos e tão profundos estados emocionais enquanto público de teatro é vacina para me lembrar de não ter peninha de mim; há dias em que a coisa simplesmente não acontece, e quanto mais o cérebro se enche, mais o corpo se nega; Fernanda Torres, és linda!

a verdade está pouco interessada na forma; há qualquer coisa que muda de contornos numa actriz como a Marília Pêra, por exemplo, mas nunca é fora dela, não é a partir do gesto, a partir do modo de falar, a partir do acessório, por mais que a camisa preta ajude, por mais que haja pequenas bengalas externas que nos possam ajudar a pôr o pé em solo mais fértil; as verdades, as várias, são bem mais indefiníveis do que isso, bem maiores, tão abstractas quanto viscerais.

... as mãos só agarram. O que se tem não é nelas que fica, é em algum outro lugar.

2 comentários:

polegar disse...

tive tanta pena de não ver este doc.

mas enfim...

olha, no que toca aos cristais japoneses, vais à make up forever e pedes um stick para chorar e tá feito. ou compras o bom do Carmex, que é para os lábios mas tantos usam para outras coisas...
se a Marília pode... ;))

Manel disse...

Bom, o Carmex comigo é fraco remédio. Isso de haver um stick na make-up forever é que é uma informação do caraças... pois se a Marília pode... :p