sexta-feira, outubro 05, 2007

um pouco de luz

catedral de Reims, Janeiro de 2006


O ARGUMENTO
Já que o verdadeiro método de conhecimento é a experiência, a verdadeira faculdade de conhecer tem de ser a faculdade que experimenta. Desta faculdade trato eu aqui.

PRINCÍPIO 1.º
Que o Génio Poético é o verdadeiro Homem, e que o corpo ou forma externa do Homem deriva do Génio Poético. De igual modo as formas de todas as coisas derivam do seu Génio, a que os Antigos chamavam Anjo & Espírito & Demónio.

PRINCÍPIO 2.º
Tal como todos os Homens são semelhantes na forma externa, Assim (e com a mesma variedade infinita) todos são idênticos no Génio Poético.

PRINCÍPIO 3.º
Nenhum homem é capaz de pensar, escrever ou falar do coração sem intentar a verdade. Por isso todas as seitas da Filosofia resultam do Grande Génio Poético adaptado às fraquezas de cada indivíduo.

PRINCÍPIO 4.º
Tal como ninguém consegue descobrir o desconhecido viajando por terras conhecidas, Assim do conhecimento adquirido não conseguiria o Homem adquirir mais, por isso existe um Génio Poético universal.

PRINCÍPIO 5.º
As Religiões de todas as Nações derivam dos diferentes modos de cada Nação receber o Génio Poético, que é chamado em toda a parte o Espírito da Profecia.

PRINCÍPIO 6.º
Os Testamentos Judaicos & Cristão são Uma derivação original do Génio Poético, o que é necessário devido à natureza confinada da sensação corporal.

PRINCÍPIO 7.º
Tal como todos os homens são semelhantes (ainda que infinitamente variados), Assim todas as Religiões, & como todos os similares, têm uma origem. A origem é o verdadeiro Homem, uma vez que é ele o Génio Poético.



William Blake, Seven illuminated works, "book one . All religions are one - the voice of one crying in the Wilderness", 1795, trad. Manuel Portela, Antígona

Sem comentários: