sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Quem diria, hã?

You know the Bible 75%!
 

Wow! You are truly a student of the Bible! Some of the questions were difficult, but they didn't slow you down! You know the books, the characters, the events . . . Very impressive!

Ultimate Bible Quiz
Create MySpace Quizzes


visto no Diário Ateísta


Ok, não bato o João Vasco, que se revelou um verdadeiro teólogo, eheheh. Mas sim, fui maluca em tempos para tentar ler a Bíblia de fio a pavio; adorei o filme gore, que não tenho outro nome para lhe dar. E escusado será dizer que nunca cheguei ao Novo Testamento, que sou teimosa mas tenho vida. De qualquer modo não me saíu mal a prova, para filha de comunistas sou uma croma do caraças. Claro que a avaliação do teste não prevê uma infância com uma avó analfabeta e religiosa com a qual se mamou toooodas as séries manhosas em anos consecutivos de páscoas televisivas, nem oito anos de Coro Gulbenkian sob verdadeiras avalanchas de textos religiosos e lógicas litúrgicas.

Nem uma aula de moral no currículo, nem um minuto de catequese. E no entanto agora me lembro que numa visita de estudo ao Museu de Arte Antiga, no 11.º ano ou coisa que o valha, eu era a única do grupo que sabia que a pombinha branca era o fato-macaco do espírito santo. "Para criticar é preciso conhecer", lançou-me o meu futuro namorado a propósito, com um sorriso cúmplice. Será verdade. Mais estranho se torna que para aderir e defender, e tantas vezes para arremessar, a tanto "crente" seja suficiente papaguear.

4 comentários:

Raquel Alão disse...

"You know the Bible 98%!

Wow! You are awesome! You are a true Biblical scholar, not just a hearer but a personal reader! The books, the characters, the events, the verses - you know it all! You are fantastic!"


Ora, conto com dois anos de aulas de R.M. no ensino oficial e um ano de catequese quando tinha oito anos (saí convencida de que Deus não existia...). Coro Gulbenkian, idem, idem, aspas, aspas... Tudo o resto é teimosia e casmurrice de convertida na idade adulta. De gente que tem bastante tempo para ler e interesses deveras restritos... Mea culpa. ;-)

Para negar e criticar também não é preciso mais do que papaguear, ao que tenho visto por aí... Desculpa, mas não sendo o teu caso, que te tenho em muita conta como tolerante e como pessoa que procura os seus sentidos na recusa da cegueira da intolerância, o que tenho lido por essa blogosfera tem muitas vezes paralelo no pior dogmatismo da Igreja dita Católica que muitas e muitas vezes se confunde com o Cristianismo sem o ser... E tenho muita pena que com isso se extremem posições que, para mim, não têm necessidade de ser.

Sou Cristã antes de tudo. E depois sou Católica. E na senda daquilo que também me define, mas não me limita, confesso-me pela pluralidade de opiniões que só nos enriquece como seres humanos na medida da tolerência que temos uns para com os outros. E essa é a minha crença.

Manel disse...

Mas foi precisamente a pensar em ti que coloquei a palavra "crente" entre aspas. ;):)

pedro efe disse...

"You know the Bible 46%!

Congratulations! You have some knowlege about the Bible, perhaps mostly gleaned in church. That's a good start! Do a little reading, and then come back and try again, as many times as you like!"

abençoada sétima arte! eheh

Raquel Alão disse...

Manel, eu sei, eu sei... ;-)


Quando sigo o link é que me salta a tampa... Não é bem isso... É mais ficar deprimida com o estereótipo que "me" (entre aspas porque não é pessoal, mas como faço parte do "rebanho" enfio a carapuça... ;-))fazem do outro lado... E não tinha de ser assim.