segunda-feira, setembro 14, 2009

choro, logo sobrevivo

No meio do filme, durante a visita à casa do falecido marido, Julie vê a sua velha criada a chorar; quando lhe pergunta porquê, esta responde: "Porque a senhora não está a chorar!" Este comentário, longe de ser acusador, mostra como a velha e fiel criada está consciente da profundidade do desespero de Julie. O seu choro não funciona como "choro enlatado" (como o das mulheres pagas pelos familiares do morto para o chorarem publicamente em seu nome). Julie encontra-se num estado de choque tal que não só a deixa incapaz de chorar, como inclusivamente impede que alguém chore em seu lugar. Azul não é, pois, um filme sobre o luto, mas acerca da criação das condições para o luto. Só no último plano do filme, Julie consegue começar a fazer o luto. É o que acontece muitas vezes com as crianças pequenas: quando começam a chorar, podemos ter a certeza de que o impacto traumático do choque desagradável que sofreram já passou e que já estão a regressar ao normal. Antes de conseguir fazer o luto, Julie vê-se "entre as duas mortes", morta, estando no entanto viva.

(...)

O dito arguto de Lacan de que o despertar para a realidade é uma fuga ao real encontrado no sonho aplica-se particularmente bem ao acto sexual: não sonhamos com foder quando não somos capazes de o fazer. Fodemos para iludir e sufocar o excesso do sonho que, de outro modo, nos submergiria.

(...)

No final do filme, Julie reconstrói o quadro fantasmático que lhe permite "domesticar" este Real em bruto. O escudo protector desta fantasia está muito bem representado pela janela através da qual a vemos chorar no último plano do filme. Deste modo, Azul não é um filme sobre o lento processo de recuperação da capacidade de enfrentar a realidade, para imergir na vida social, mas sim um filme sobre a construção de um ecrã protector entre o sujeito e o real em bruto.


Slavoj Žižek, "A Teologia Materialista de Krzysztof Kieślowski",
in Lacrimae Rerum, trad. Luís Leitão

5 comentários:

Rita disse...

É o meu favorito da triologia... este livro parece ser muito interessante;)

(já cá estás?!)

Manel disse...

foi só um tirinho, ontem já tive ensaio em Lx.

o livro é esmagador. :)

alien aboard disse...

"Julie encontra-se num estado de choque tal que não só a deixa incapaz de chorar como impede que alguém chore em seu lugar" :( ixto agora tocou-me num nervo mais sensível...

Manel disse...

pois... e isto é só um pelinho deste capítulo.

alien aboard disse...

parece k xim mas antes d me enxer d pelos lol vou ter k ver a trilogia das cores k tanta gente já me recomendou mas ando c preguiça pa ver filmes franceses é o k é lol)pk se o livro é sob ela convém ver antes...enfim gosto de ser "contaminada", influenciada por ti pk tenho-te na mais alta estima desde k me "apresentaste" o passarito André :)