domingo, abril 26, 2009

perdoem-me, isto não são maus fígados...

pelo contrário. eu até me controlo em certas coisas, e se vejo um espectáculo de que não gosto e não há nada de construtivo que possa dizer, prefiro calar-me, é essa a escolha-padrão.

mas há duas coisas que eu não consigo não dizer. uma cá perto, outra também, pela internet.

1. um musical não é uma revista. o som que se diz não pode ter o reverb daquele que se canta [sobretudo quando se canta com reverb até enjoar]. e pois, ele é meu amigo, mas só me diverti a ver o Pedro Pernas e é essa a verdade. um musical não é uma revista [já disse isto? não me lembro...], um gag banal não pode durar minutos intermináveis e a economia de tempo é fulcral para um espectáculo — o diabo é, sempre foi e sempre será, o aborrecimento. e um musical — sobretudo um bom musical — não é uma revista [já disse?]. e as mamas da Rita Pereira não chegam para aguentar duas horas e tal de tiros ao lado. ah, e um musical não é uma revista, ok? [suspiro] hoje passei a tarde no Coliseu, quando ela me seria preciosa para tantas outras coisas. Ai Pernas, Pernas, só tu...


2. gosto do fenómeno Susan Boyle, mas não pelas razões generalizadas entre os frequentadores do youtube. miss Boyle parece-me muito digna de simpatia. mas é a prova viva de que as tiradas do nosso Fernando Eldoro nos ensaios da av. de Berna eram acertadíssimas. o fenómeno Boyle é a encarnação do famoso "bbbbmas bbbvozes bonitas há muitas na apanha da fruta". desculpem lá, mas Susan Boyle não é uma grande cantora. é um instrumento, impressionante não o nego, mas que, ciente das suas capacidades, se exibe e faz circo baseado no decibel. não há frase, não há imagem, não há nada de artístico, só há cambalhotas da voz. vou ser simpática, pronto: considerando que é autodidacta, não é má ginasta. e conhece minimamente o instrumento que tem — repito, excelente. querem falar socialmente? falemos então socialmente, assumidamente. é possível que cresça, artisticamente? sim, a idade não é necessariamente impedimento. mas susan boyle pode ser um fenómeno social, é sem dúvida um fenómeno mediático, não é um fenómeno musical nem tão pouco vocal. tenham lá paciência. vozes bonitas há muitas na apanha da fruta. não é isso que faz um cantor. que pode surgir na apanha da fruta ou na fila do subsídio de desemprego algures na Escócia. mas não é o caso. desculpem lá ser estraga-festas...

6 comentários:

alien aboard disse...

pk é k um desempregado ou um apanha-frutas n podem ser cantores?...a técnica é o menos, pra mim a interpretação, a emoção é o essencial e a voz graças a Deus n escolhe status social, nem tem carteira profissional :)

Manel disse...

e é precisamente isso que a senhora Susan Boyle não tem, interpretação. emoções, deve ter lá as dela. mas não nos enganemos, não é a música que faz render o peixe, é a contradição, é a consciência, é o estigma social. assim uma espécie de freak show muito católico, embora Inglaterra seja anglicana... fenómeno sociológico, quando muito.

mas as opiniões, já dizia o outro...

Rita disse...

e os gostos não se discutem... lamentam-se!

alien aboard disse...

ok tb concordo k a Susanita n tem grande poder interpretativo, mas "vozes bonitas há muitas na apanha da fruta. não é isso que faz um cantor "... wtf why?... pk carga d´água é k um apanha-frutas ou um desempregado n podem ser cantores? acaso são desprovidos d'alma e sensibilidade? Ou estou a ter demasiada consciência social? lol

jkx

Manel disse...

acho é que não estás a perceber frases que até estão bem claras. então vou colar aqui uma frase do post que pelos vistos te escapou:


" vozes bonitas há muitas na apanha da fruta. não é isso que faz um cantor. que pode surgir na apanha da fruta ou na fila do subsídio de desemprego algures na Escócia. mas não é o caso."


agora explica-me onde é que eu digo que não pode aparecer um bom cantor na apanha da fruta? ou andas à caça de gambozinos?...

a dona Fernanda que berrava "silêncio!" no corredor de canto do Conservatório, também tem uma voz de soprano dramático de fazer inveja a muita valquíria... só que berrar "silêncio!" e ouvir-se no Camões não faz dela uma cantora, muito menos uma artista.


got it?

alien aboard disse...

got it, sorry i'm a pain in the ass, mas é k pareceu-m outra coisa, d facto escapou-m o " cantor. que pode surgir na apanha da fruta ou na fila do subsídio de desemprego algures na Escócia." pronto tá bem tens razão, mas tb n é preciso bater lol