terça-feira, setembro 30, 2008

1.º flash — quinta-feira, 2 de outubro, às 19h30, largo do Chiado

Basta uma folha em branco e uma caneta. E às 19h30, escrever na folha em branco "Acesso ao Casamento Civil", e de seguida erguer a folha para que tod@s a possam ler. Ao fim de um minuto, deves dispersar, como se nada tivesse acontecido.


Nota para um país de atrasados crónicos:
convém estar lá um pouco antes, para que a intervenção tenha o efeito pretendido.

Nota 2 para um país de atrasados crónicos [que ninguém se ofenda, estou a falar de mim também, certo?]:
Não estamos a legislar para gentes remotas e estranhas. Estamos a ampliar as oportunidades de felicidade dos nossos vizinhos, dos nossos colegas de trabalho, dos nossos amigos e das nossas famílias e, ao mesmo tempo, estamos a construir um país mais decente. Porque uma sociedade decente é aquela que não humilha os seus membros".


Foi o argumento final do senhor Zapatero, lembram-se? E bom, na verdade, é tão simples como isto. Tão simples como mudar uma expressão entre vírgulas no código civil para que ele deixe de ser inconstitucional. Não custa dinheiro. É uma premência, num país que se define como uma democracia com base numa lei fundamental que se chama Constituição e que diz, no ponto 2 do art.º13, que "ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual."


Não é uma questão partidária. Não é uma troca de prioridades. Não é um problema secundário. Não é folclore. É algo que é bem mais básico, mais basilar, mais essencial do que isso. É a defesa da plena cidadania, com todos os seus direitos, para quem nunca deixou de ter qualquer dever. É uma questão de decência.


Esta é só a primeira. Dia 8 há mais.

3 comentários:

MPR disse...

A essa hora estou em aulas! Na quarta dia 8 é a que horas?

Manel disse...

same when, different where: no rossio, à mesma hora. O post respectivo virá mais perto do dia. Mas vou reencaminhar-te o e-mail.




[Ah... não ando a mijar fora do penico, ok? Não tenho nada a ver com a ideia, só estou a divulgá-la... ;)]

polegar disse...

ehehehe uma "flash homob"! ;)))

a essa hora ainda estou nos ensaios, senão estava lá caidinha...